HISTÓRICO DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO


O Bairro São Francisco, conhecido popularmente por Barrocão, é uma comunidade pobre de bens materiais, mas é rico de fé. A experiência do “ser Igreja” que a comunidade vivenda hoje, teve início a partir das Santas Missões Populares, ocorridas em nossa Paróquia, de 06 a 13 de julho de 2008.

Isto é, depois de vivenciar o período das Missões, reacendeu nos moradores deste bairro a chama da espiritualidade e começamos a sentir necessidade de não sermos apenas «assistidores” de missa. Mas isso, inicialmente, ficou só na empolgação, porque ninguém tornava a iniciativa de dar continuidade aos trabalhos iniciados nas Missões. O Padre Luciano? ficou celebrando a Eucaristia em cada Setor e o São - Francisco foi agraciado com a 4ª sexta-feira de cada mês. A participação dos moradores do bairro, que nem era grande coisa, ficou apenas nas missas e quando o Padre Luciano não celebrava ninguém se preocupava em convidar um Ministro da Palavra para fazer a Celebração.

Até que numa destas sextas-feiras, quando o Padre estava celebrando e no final da missa perguntou pelos avisos da Comunidade e não tinha nenhum, ele foi bem categórico quando disse que, se a comunidade continuasse sem se movimentar, não teria mais Celebração Eucarística no São Francisco. Depois desta alfinetada, um grupo de pessoas decidiu se reunir para combinar como iríamos dar continuidade a missão.

A reunião aconteceu na casa da Branca e contou com a presença do Padre Luciano, que como sempre, sabe direcionar muito bem os trabalhos. Ficou acertado de que faríamos o primeiro Encontro Missionário na terça- feira seguinte, mesmo na casa da Branca. A Tânia, que é do Setor São José, e já vivenda com sua comunidade os encontros, foi convidada para nos ajudar com a experiência do seu grupo. Ela atendeu prontamente o convite e coordenou este primeiro encontro. A partir daí, a comunidade tomou gosto e os nossos encontros que aconteciam às terças-feiras, acontecem agora toda segunda-feira na residência das famílias da Comunidade São Francisco.

Depois de algum tempo, o Padre Luciano anunciou, que já podíamos pensar em construir uma capela na Comunidade, pois já tinha um terreno disponível e como a comunidade sempre teve este sonho, a felicidade foi geral e as promoções sociais para conseguirmos iniciar a obra começaram: bingos, leilões, bazares, feirinhas, sorteios e algumas pessoas, não só da Comunidade São Francisco, mas que são devotas, fizeram suas doações. O São Francisco, apesar de ser um bairro onde, como todos os brasileiros, as pessoas lutam pela sobrevivência, são pessoas de boa vontade que só precisam de alguém que os cutuquem para que venham participar.

Prova disso são os mutirões que foram realizados no local onde será erguida a capela. Quem não ajuda com o trabalho braçal, ajuda com lanche, água e de outras formas. O primeiro mutirão aconteceu no dia 18 de dezembro de 2010 e o segundo no dia 29 de janeiro de 2011 e contaram com a participação de muitas pessoas, não só da Comunidade São Francisco, mas das outras comunidades também. Com os mutirões realizados, foi cavado quase todo o alicerce, sobre a orientação do Raimundo Braz e, antes que o inverno ficasse muito forte, com parte do dinheiro arrecadado, compramos material e falamos com pedreiros e serventes da própria comunidade para encher os alicerces já cavados e concluir o serviço iniciado.

Esta ação teve início no dia 12 e foi até o dia lide fevereiro de 2011. Continuaremos com os eventos para arrecadarmos dinheiro e, após o inverno reiniciaremos os trabalhos da construção da capela, se Deus quiser. Além dos encontros Missionários e das Celebrações Eucarísticas ou da Palavra, no dia 13 de cada mês, nos reunimos para a recitação do terço, na residência onde está a imagem de Nossa Senhora e, após o terço, a imagem visita outra família, ficando até o dia 13 do próximo mês.

Em agosto de 2010, foi formado o Conselho da comunidade São Francisco que tem como Coordenadora: Marli Gomes Rodrigues; Vice-coordenadora: Bruna Fernandes; Secretária: Hortência Moraes; Tesoureira: Marlene Andrade e as Promotoras de eventos Branca Ribeiro e Maria do Livramento Rodrigues (Menta Braga). Mas, na hora de trabalhar todos os envolvidos na missão, dão sugestões, opinam, enfim, fazem sua parte .

No ano de 2010 o encerramento da Festa de São Francisco já foi próximo ao local onde será construída a capela e em 2011, será celebrada no local da capela, se Deus quiser. A Comunidade São Francisco já conta com a equipe de Liturgia, que atuará durante o ano de 2011: Bianca, Marlene, Graça, Menta e Branca. Temos também o Coral São Francisco formado pelas crianças e adolescentes da comunidade, que é coordenado pela Bruna. O Padre Manoel Raimundo foi grande colaborador no ano de 2010. Ele e o Padre Luciano foram os pioneiros na limpeza do terreno para iniciarmos a cavação do alicerce. Jânia, Felipe, Manoel Guilherme, Raimundinho, Raimundo Nonato, Fernando, dona Maroca, Ronildo, Zondonaide, Edenilson, Joaquim Alves, entre outros, que são das outras comunidades, são grandes colaboradores da Comunidade São Francisco e estão sempre disponíveis quando precisamos de ajuda.

E o Padre Luciano, movido pelo Espírito Santo, foi o idealizador do projeto de descentralização, deu oportunidade e beneficiou os filhos de Deus que estavam mais distanciados e deu para tentarem uma reaproximação.

Contamos com a colaboração de todos para construirmos a Capela de SÃO FRANCISCO.

PAZ E BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário